Pular para o conteúdo principal

Noivado: Por Onde Começar

Olá Meninas, navegando pela net descobri um site maravilhoso com ótimas dicas e resolvi passar as informações para vocês :) 
Primeiro gostaria de ressaltar que festa de noivado faz quem quer, não é obrigatório fazer. Mas digo por experiência própria que vale muito a pena e se você puder fazer faça sim! É muito bom aproveitarmos ao máximo essa fase dos preparativos: festa de noivado, chá de cozinha , chá de lingerie etc.
O noivado marca o momento a partir do qual os noivos começam de fato os preparativos para o casamento e vida em comum (compra e reforma da casa) . Portanto, não existe um tempo pré determinado antes do casamento para se noivar. Pode ser de 1 a 3 anos antes do casamento.
O noivado pode ser realizado de duas maneiras:
a) O noivo faz o pedido em particular com a noiva , eles já começam a usar a aliança e só depois fazem uma festa de noivado para comunicar oficialmente os parentes e amigos mais próximos.
b) O noivo faz o pedido na festa de noivado  para a noiva e eles começam a usar a aliança do dia da festa de noivado.
No meu caso, meu noivo fez o pedido , eu aceitei (é claro) mas resolvemos trocar as alianças somente na festa de noivado.
O noivo pode entregar à noiva um solitário sendo que somente a noiva usaria o anel; a entrega do solitário faz parte da tradição americana. Também, os noivos podem usar alianças na mão direita; nesse caso, ambos usam e é mais comum aqui no Brasil.
Muitas me perguntam o  que escrever na alianças:
a) Nome dos noivos
b) Nome dos noivos + data de noivado: foi o que fizemos, quando formos casar somente colocaremos um ♥ e a data do casamento. Na minha aliança ficará assim: Jonas 30.01.11 ♥ data casamento. Na minha aliança de noivado cooquei o nome do noivo e um ♥. Ai quando casamos colocamos a data.

Quanto ao número de convidados, em regra, deve-se convidar apenas familiares próximos  e amigos muito íntimos, principalmente os futuros padrinhos .
A festa de noivado pode ser para 10, 30 a 100 pessoas, só não devemos esquecer e avisar aos não convidados que eventualmente se auto convidam ( sempre tem né rs)  que será uma festa de noivado e não de casamento!  Podemos até falar que na festa de casamento a pessoa será convidada mas na do noivado infelizmente não.
Só vale lembrar que acima de 30 convidados já é aconselhavel fazermos um convite formal.
A recepção do noivado, tradicionalmente, é na casa da família da noiva mas também pode ser realizada em restaurantes, clubes  e salão de prédios. Pode ser feito um  brunch, almoço, chá da tarde ou jantar.
A maioria dos noivos e familiares preferem fazer as próprias comidinhas do noivado ao invés de contratar buffet, dentre elas:
a) Churrasco
b) Pizzada
c) Festival de massas
d) Noite de Foudue de queijo e chocolate com frutas (perfeito no inverno)
e) Sanduiches de metro e mesa de frios
f) Crepes doces e salgados
g) O famoso strogonoff com arroz branco e batata palha
h) Muitos salgadinhos ( coxinha, bolinho de queijo, empada etc) e lanches ( ex: carne louca)

Na decoração podemos usar balões e varal de fotos:

 
Nas mesas podemos colocar arranjos simples e fáceis de fazer:
 
 
A mesa de bolo pode ser simples e o bolo pequeno de até três andares:
 
Se vocês já tiverem data marcada para o casamento é muito legal já entregar o save the date . Ele pode ser um cartão , um imã de geladeira ou até uma bisnaga de brigadeiro ou de pasta de dente mesmo:


E não se esqueça de tirar muitas fotos lindas! Se você puder contrate um fotógrafo e faça uma e-session no dia, vale muito a pena!

O mais importante de tudo não é a festa em si mas sim reunir os familiares e amigos, anunciar essa nova fase , fazer uma oração para que Deus abençoe os preparativos do casamento e ser feliz!
P.S: Se você for convidado para uma festa de noivado e quiser dar um presente, o mais aconselhável é dar peças de enxoval ou de cozinha.
Para mais idéias dê uma olhada nos noivados reais  lindos postados aqui.

Ótima matéria né! Muito legal esse site Noivando, Casando e Amando.
Beijos :D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culto da Bíblia Branca

O Culto da Bíblia Branca também é conhecido como Culto dos Noivos e tem por objetivo aconselhar os noivos no pré-casamento, é organizado pela JCA -Jovens Cristãs em Ação- e pela MCA -Mulher Cristã em Ação. É um culto onde a moça passa de pertencer a organização JCA e é recebida pela MCA. Existem vários tipos de Culto da Bíblia Branca, sendo que o mais comum e que normalmente é feito em todas as igreja é o Culto das flores. Na minha Igreja - Igreja Batista AMAR- já tivemos dois cultos da Bíblia Branca e o próximo será o meu :) O primeiro foi da Ariane e do Domício (flores), o segundo foi o da Thássia e do Marcos (jóias). O culto das flores é um culto muito lindo, cada moça entra com uma flor diferente, eu participei dos dois cultos. No primeiro eu entrei com a Flor Dália que simboliza a pureza no casamento (lembro até hoje do que falei e já vai fazer um ano). A moça entra com a flor e fala o que tem pra falar pros noivos, que já estão de frente pra toda a igreja e depois que termina de f…

Chá de Casa Nova – Kit Completo com molduras para convites, rótulos para guloseimas, lembrancinhas e imagens!

Confiram esse post sobre Chá de Casa Nova.  Amei :D  Este post tem tudo para você fazer sozinho uma festa completa, com várias molduras para convites,  rótulos para diversas guloseimas, rótulos de lembrancinhas e imagens!!!  Faça você mesmo em casa, e aprenda o passo a passo aqui no blog!
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES:
1) Todos os Kits são gratuitos mesmo! Não vendemos nenhum produto (nem aqui nem em nenhum outro site).
2) Você pode usar todas as imagens do Kit sem pedir autorização. 
3) Não enviamos as imagens por email. Todas as dicas para baixar as imagens estão aqui mesmo no blog, é só seguir os passos abaixo.
4) Para montar os Kits, assista aos diversos vídeos com o passo a passo que estão disponibilizados no blog CLIQUE AQUI!

Lista de Presentes para o Casamento na Dinâmica e Bemol

A Lista de Presentes de Casamento é uma ótima opção para a noiva e também para os convidados do casamento. Hoje em dia fazemos a lista de presentes em lojas especializadas. É mais prático para o casal e também para os convidados que não correm o risco de darem presentes repetidos.
Aqui em Manaus existem várias lojas que podemos fazer a lista, podemos fazer na Tropical multilojas, na Ramsons, na Dinâmica, na Bemol e deve ter outras lojas que trabalham com isso. Eu fiz a minha lista de casamento em dois lugares: Dinâmica e Bemol.

Gente amei fazer minha lista nos dois lugares, cada um tem uma particularidade diferente. Na Dinâmica, o atendimento é ótimo e a loja com produtos diversificados, pedi mais coisas de cama, mesa e banho. E o processo de fazer a lista é mais rápido porque eles tem uma máquina que só vai passando nos códigos de barra dos produtos muito legal!!!

Na Bemol é a gente que faz a lista, que vê cada produto e anota as referências dos mesmos. O atendimento também é ótimo e o …