Pular para o conteúdo principal

Diminuindo a Lista de Convidados


Pra mim diminuir a lista foi a parte mais difícil do casamento, rsrs. Acredito que acontece isso com a maioria das noivas. Então segue algumas regrinhas básicas para encurtar a lista que encontrei no Vemcomigoateoaltar.

Use a regra dos três
Divida sua lista de convidados em três partes. Um terço deve ser sua família, um terço a família do noivo e um terço para amigos dos dois lados. Se uma das partes estiver muito desproporcional... alguém terá de ceder.

Convide todos do trabalho, ou ninguém
Uma coisa é convidar aquela sua colega de trabalho que virou melhor amiga e ninguém mais. Outra coisa é fazer panelinha: convidar dez pessoas e deixar cinco de fora. Nesse caso, se não der pra convidar todo mundo, exclua todos da lista de convidados e marquem um jantar bem informal (na sua casa, em um barzinho, pizzaria...) para você mostrar que se importa com eles e quer comemorar este momento ao lado de cada um.

Faça uma festa sem crianças
Normalmente, crianças pagam menos do que um adulto. Mas dependendo da quantidade, elas podem pesar no bolso e fazer volume na lista de convidados. Dificilmente crianças curtem uma festa à noite, principalmente as muito pequenas. Mandar um convite de casamento só para os adultos já está bom.

Não se sinta na obrigação
Você e seu noivo certamente estão fazendo o melhor que podem e não têm intenção de ofender ninguém, óbvio. E não vão ofender! Não é porque aquele seu colega convidou vocês para o casamento dele, que você terá de convidá-lo também. Parece estranho, mas é assim que funciona. Cada um trabalha dentro de suas possibilidades.

Não vê há anos? Deixe de fora
Sim, e não se sinta a pessoa mais cruel da face da Terra. Você verá que muitas vezes, a única solução para não extrapolar a verba do orçamento será abrir mão de algumas coisas. E amigos distantes podem entrar na lista das “algumas coisas”. Claro que isso não vale para parentes. Certas pessoas da família, ainda que você não tenha um relacionamento próximo, devem ser convidadas.

Converse antes de excluir alguém
Se você pretende cortar de sua lista de convidados aquele colega de trabalho de seu pai, informe sua intenção com antecedência, para não criar constrangimento de nenhum dos lados. E siga a regra de ouro: até montar sua lista de convidados definitiva (isso significa: quando os convites de casamento forem para a gráfica), o mais seguro é não falar que alguém está convidado, a não ser que haja muita certeza.

Cuidado ao escrever o convite de casamento
Se você coloca no convite de casamento o nome do “chefe da casa” com o complemento “e família”, significa que está convidando todos que moram lá. Se o casal tem cinco filhos, significa que eles poderão aparecer na sua festa com os cinco filhos... Se quer evitar essa situação, coloque apenas o nome do casal ou da pessoa que será convidada.

Direitos iguais, mas sem briga
Imagine a situação: a família do noivo é maior que a família da noiva. E o casal decide cortar alguns nomes de amigos da lista de convidados. Por ter a família maior, o noivo é quem deve levar menos amigos? Não é bem assim. Há de ter uma compreensão dos dois lados. Não é correto o noivo ter de abrir mão de uma pessoa querida, enquanto a noiva irá levar várias colegas que nem tanta proximidade só porque tem “crédito”. Não se trata de quem vai sair ganhando ou perdendo, e sim de como os dois podem lidar com a situação.

:)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culto da Bíblia Branca

O Culto da Bíblia Branca também é conhecido como Culto dos Noivos e tem por objetivo aconselhar os noivos no pré-casamento, é organizado pela JCA -Jovens Cristãs em Ação- e pela MCA -Mulher Cristã em Ação. É um culto onde a moça passa de pertencer a organização JCA e é recebida pela MCA. Existem vários tipos de Culto da Bíblia Branca, sendo que o mais comum e que normalmente é feito em todas as igreja é o Culto das flores. Na minha Igreja - Igreja Batista AMAR- já tivemos dois cultos da Bíblia Branca e o próximo será o meu :) O primeiro foi da Ariane e do Domício (flores), o segundo foi o da Thássia e do Marcos (jóias). O culto das flores é um culto muito lindo, cada moça entra com uma flor diferente, eu participei dos dois cultos. No primeiro eu entrei com a Flor Dália que simboliza a pureza no casamento (lembro até hoje do que falei e já vai fazer um ano). A moça entra com a flor e fala o que tem pra falar pros noivos, que já estão de frente pra toda a igreja e depois que termina de f…

Chá de Casa Nova – Kit Completo com molduras para convites, rótulos para guloseimas, lembrancinhas e imagens!

Confiram esse post sobre Chá de Casa Nova.  Amei :D  Este post tem tudo para você fazer sozinho uma festa completa, com várias molduras para convites,  rótulos para diversas guloseimas, rótulos de lembrancinhas e imagens!!!  Faça você mesmo em casa, e aprenda o passo a passo aqui no blog!
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES:
1) Todos os Kits são gratuitos mesmo! Não vendemos nenhum produto (nem aqui nem em nenhum outro site).
2) Você pode usar todas as imagens do Kit sem pedir autorização. 
3) Não enviamos as imagens por email. Todas as dicas para baixar as imagens estão aqui mesmo no blog, é só seguir os passos abaixo.
4) Para montar os Kits, assista aos diversos vídeos com o passo a passo que estão disponibilizados no blog CLIQUE AQUI!

Lista de Presentes para o Casamento na Dinâmica e Bemol

A Lista de Presentes de Casamento é uma ótima opção para a noiva e também para os convidados do casamento. Hoje em dia fazemos a lista de presentes em lojas especializadas. É mais prático para o casal e também para os convidados que não correm o risco de darem presentes repetidos.
Aqui em Manaus existem várias lojas que podemos fazer a lista, podemos fazer na Tropical multilojas, na Ramsons, na Dinâmica, na Bemol e deve ter outras lojas que trabalham com isso. Eu fiz a minha lista de casamento em dois lugares: Dinâmica e Bemol.

Gente amei fazer minha lista nos dois lugares, cada um tem uma particularidade diferente. Na Dinâmica, o atendimento é ótimo e a loja com produtos diversificados, pedi mais coisas de cama, mesa e banho. E o processo de fazer a lista é mais rápido porque eles tem uma máquina que só vai passando nos códigos de barra dos produtos muito legal!!!

Na Bemol é a gente que faz a lista, que vê cada produto e anota as referências dos mesmos. O atendimento também é ótimo e o …